#SuperDicas: 10 dicas incríveis para economizar a bateria do seu iPhone

 

 Tá difícil segurar a bateria? Se liga nas dicas que vamos dar agora!

1 – Desative o ‘Elevar para Despertar’

 

Uma das novidades do iOS 10 é o Elevar para Despertar (“Raise to Wake”). A função presente apenas nos iPhone 6S, SE e 7, basicamente, consiste em fazer a tela acender automaticamente ao levantar o aparelho sem a necessidade de apertar nenhum botão. É uma funcionalidade bacana, mas pode causar um consumo extra de bateria caso o iPhone acenda repetidas vezes enquanto você caminha com ele na mão por exemplo.

Então, caso você não considere esta função necessária ao seu uso, desative-a em Ajustes » Tela e Brilho » Elevar para Despertar.

 

fullsizerender-5

 

2ª – Mantenha seus aplicativos sempre atualizados

Às vezes, apenas um aplicativo ainda não adaptado ao iOS 10 pode consumir bateria desnecessariamente. E também, é aquele ditado: software bom é software atualizado!

Caso você não queira se preocupar em ficar atualizando os aplicativos, deixe que o iOS cuide disso sozinho, ative as atualizações automáticas em: Ajustes » iTunes Store e App Store » Atualizações (deixe a opção ‘Usar Dados Celulares’ desativada para não causar gastos indesejados à sua franquia de dados).

 

3ª – Widgets: use apenas o necessário

Os widgets presentes na Central de Notificações são algo muito bom e útil, porém sempre gastam energia cada vez que você os acessa. Mesmo que sua intenção seja ver somente um, todos terminam por ativados no momento em que você puxa a Central. Então, para poupar um pouco mais da bateria de seu iPhone, desative todos os widgets que não forem fundamentais no seu uso diário. É só abaixar a Central de Notificações, arrastar ao lado direito, daí ao fundo da tela, toque em ‘Editar’ e apague os widgets que não quer mais usar.

 

img_9140

 

4ª – Desative as atualizações em segundo plano

Alguns aplicativos são capazes de receber atualizações de dados até mesmo quando não estão sendo usados. E isso, obviamente, consome bateria. Desative totalmente a função ou gerencie, deixando ativado apenas os aplicativos que considerar necessário. Para isso vá em Ajustes » Geral » Atualização em 2º Plano.

 

fullsizerender-3

 

5ª – Gerencie os Serviços de Localização

Alguns aplicativos utilizam constantemente a geolocalização do iPhone, até mesmo depois de serem usados. Sendo isto um dos fatores que mais consomem a bateria, faça com que os aplicativos só utilizem o GPS no momento em que estão no uso. Também é possível fazer com que certos apps nunca usem a geolocalização. Para gerenciar isso vá até Ajustes » Privacidade » Serviços de Localização.

 

fullsizerender-4

 

6ª – Reduza o brilho da tela

Se a luminosidade da tela de seu aparelho estiver muito alta, o consumo de energia também será alto. Então, reduza o brilho da tela de modo que fique confortável ao seu uso, evitando o desperdício de bateria. Use a Central de Controle ou vá em Ajustes » Tela e Brilho.

 

fullsizerender

 

7ª – Diminua o tempo do Bloqueio Automático

Reduzir o intervalo de tempo do bloqueio automático da tela também poupa alguns porcentos de bateria. Coloque no menor tempo possível e que não atrapalhe sua utilização do iDevice em Ajustes » Tela e Brilho » Bloqueio Automático.

 

fullsizerender-1

 

8ª – Utilize o Modo de Pouca Energia

Quando você não for usar o iPhone intensamente ou o GPS dele, deixe o Modo de Pouca Energia ativado, isso reduzirá o consumo de energia, fazendo com que a bateria dure até umas horinhas a mais. Ative em Ajustes » Bateria.

 

fullsizerender-2

 

9ª – Ponha o iPhone com a tela para baixo

Um dos diversos recursos bacanas presente no iPhone é que, quando o dispositivo está sobre uma mesa ou móvel com a tela virada para baixo, o iOS não acende a tela ao chegarem novas notificações ou avisos. Isso também contribui com a redução do gasto de bateria quando o aparelho não está sendo usado.

 

 

10ª – Restaure o iPhone

Após muitas atualizações e tempos de uso, pode acontecer algumas falhas, arquivos internos corrompidos, bugs, entre outros pequenos erros que causam conflitos no sistema, o que pode deixar o aparelho mais lento e até mesmo gastar mais bateria. É recomendado restaurar, deixando seu aparelho “como novo” e configurando tudo novamente. Neste caso, instalar um backup não é uma boa opção, já que os erros vêm junto com o resto. (Entretanto, o backup do iCloud é mais ”clean” que do iTunes, eu particularmente acredito que não venha com os bugs, já que nunca percebi problemas nesse método.)

 

 

Gostou? Compartilhe essa experiência com seus amigos e fique ligado aqui no #BlogdaOficina 😉